Precisando de um contador para declarar seu Imposto de Renda?

Na Contabilíssimo você tem seu Imposto de Renda em até 24 horas. Não corra o risco de cair na malha fina da Receita Federal!

Você poderá optar por fazer todo o processo físico ou 100% digital sem a necessidade de sair de casa.

Revisão de 100% dos documentos

Triangulação de dados na Receita Federal

Auditoria da Declaração de Imposto de Renda

Emissão de relatórios, guias ou parcelamentos

Acompanhamento de restituição
ou pagamentos

Tira dúvidas

Mais segurança

Quem deve declarar?

Entenda sua contabilidade na prática

Os cidadãos (pessoas físicas), residentes no Brasil, que no ano-calendário (ano anterior ao da entrega da declaração) se enquadraram em uma das situações a seguir estão legalmente obrigadas a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal.

Quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega. Enquanto não enviar a declaração, a pessoa fica com seu CPF na situação “pendente de regularização”.

Você tem a obrigação se:

Limites de valor

Veja a seguir os limites de valor que obrigam à entrega da declaração

1

Quem não precisa entregar a declaração?

O cidadão não precisa enviar a declaração se:

Entenda se você precisa ou não fazer sua Declaração

a) Não se enquadrar em nenhuma das situações acima;

b) Constar como dependente em declaração de outra pessoa, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, se possuir;

c) Teve seus bens e direitos, declarados pelo cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não seja maior que o limite em 31 de dezembro.

Mesmo que não seja obrigada, qualquer pessoa pode enviar a declaração, desde que não conste em outra declaração como dependente. Exemplo: uma pessoa que não é obrigada, mas teve imposto sobre a renda retido na fonte, pode enviar a declaração para obter a sua restituição.

Sócio de empresa
A partir da DIRPF exercício de 2010, ano-calendário de 2009, a pessoa física que participou de quadro societário de sociedade empresária ou simples, como sócio ou acionista, ou de cooperativa, ou como titular de empresa individual, deixou de estar obrigada a apresentar a DIRPF por este motivo, serão analisados os outros quesitos acima para determinar a obrigatoriedade ou não de entrega da DIRPF.

Simule o seu Orçamento Online

Contabilidade completa: gestão contábil, fiscal, trabalhista e de legalização. Aqui todo o seu processo é 100% online, estamos prontos para atender o seu negócio com qualidade e excelência.

Dúvidas Frequentes Sobre Certificado Digital

Se, ao preencher a sua declaração do imposto de renda, o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.
O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

Solicite a atualização de dados constantes do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou a regularização de inscrição que se encontre na situação cadastral “Suspensa” ou “Pendente de Regularização”.
A situação “Suspensa” significa que o cadastro do cidadão está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações. Neste caso, é necessário atualizar as suas informações pessoais no CPF.
A situação “Pendente de Regularização” significa que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos. Para regularizar o cadastro que esteja com esta situação, basta realizar a entrega da declaração que está faltando.

Em média 1 dia útil é o tempo estimado para a execução deste serviço.

A restituição de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) é feita através do processamento da Declaração de Imposto de Renda (DIRPF).
Se a sua restituição de imposto de renda não está correta, ou você não recebeu os valores, consulte o extrato para entender o que aconteceu.
Se a restituição estiver na situação “Disponível para reagendamento”, acesse o site do Banco do Brasil ou entre em contato com a Central de Atendimento do BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos.
Utilize este serviço, se a restituição foi depositada, mas você não sacou no banco dentro de 1 ano e os valores retornaram para a Receita Federal.
Porém, se você quer obter restituição de imposto que foi pago indevidamente ou a maior que o devido, depois do processamento da declaração, solicite a Contabilíssimo a restituição, ressarcimento, reembolso ou compensação.

Não encontrou o que procurava?

Confira nOSSOS
Preços e Planos